O PREFEITO DE NOVA VENÉCIA-ES, faz saber que a Câmara Municipal de Nova Venécia aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:
Art. 1º Fica alterado o Anexo I da Lei nº 2.917, de 9 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2010.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Nova Venécia.
| Descrição | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 
| 1 - Receita Orçamentária | 39.161 | 47.178 | 50.970 | 65.467 | 
| 1.1 - Receita Fiscal Total | 39.161 | 47.178 | 50.970 | 65.467 | 
| 2 - Despesa Orçamentária | 35.866 | 47.224 | 47.806 | 62.062 | 
| 2.1 - Juros e Encargos da Dívida por Contrato |  |  |  | 323 | 
| 2.2 - Principal da Dívida Contratual Resgatado |  |  |  | 739 | 
| 2.3 - Despesa Fiscal Total | 34.524 | 47.224 | 47.806 | 61.000 | 
| 3 - Resultado Primário | 4.637 | -46 | 3.164 | 4.467 | 
| 4 - Saldo Financeiro Disponível | 5.599 | 5.671 | 8.927 | 11.863 | 
| 5 - Estoque da Dívida Consolidada | 11.743 | 12.451 | 9.628 | 8.889 | 
| 6 - Resultado | -6.144 | -6.780 | -701 | 2.974 | 
| 7 - Resultado Nominal | -4.871 | -636 | 6.079 | -3.675 | 
| Descrição | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 
| 1 - Receita Orçamentária | 62.266 | 77.841 | 82.278 | 86.968 | 
| 1.1 - Receita Fiscal Total | 62.266 | 77.841 | 82.278 | 86.968 | 
| 2 - Despesa Orçamentária | 62.266 | 77.841 | 82.278 | 86.968 | 
| 2.1 - Juros e Encargos da Dívida por Contrato | 600 | 557 | 589 | 622 | 
| 2.2 - Principal da Dívida Contratual Resgatado | 500 | 680 | 719 | 760 | 
| 2.3 - Despesa Fiscal Total | 61.166 | 76.604 | 80.970 | 85.586 | 
| 3 - Resultado Primário | 1.100 | 1.237 | 1.308 | 1.382 | 
| 5 - Estoque da Dívida Consolidada | 7.789 | 6.552 | 5.244 | 3.862 | 
| 7 - Resultado Nominal | -2.000 | -2.000 | -2.100 | -2.100 | 
I - Avaliação do
cumprimento das metas relativas ao exercício anterior:
Em atendimento ao disposto na Lei Complementar 101/2000, abaixo demonstramos a avaliação do cumprimento das metas fiscais do exercício de 2008, por meio dos instrumentos que seguem.
O Orçamento de 2008, aprovado pela Lei Municipal nº 2.812 de 14 de dezembro de 2007, previu uma receita líquida anual consolidada (em milhares de reais) de R$ 53.382.
Após a execução orçamentária, na avaliação de 2008, tem-se a receita bruta anual arrecadada de R$ 71.757 que, deduzidas as retenções do FUNDEB de R$ 6.291, resulta numa receita líquida de R$ 65.467, ou seja, ultrapassou em 13,55% da previsão inicial. A receita fiscal líquida totalizou R$ 65.467, contra uma despesa fiscal líquida de R$ 60.800 deflagrando um resultado primário na ordem de R$ 4.467 e resultado nominal de R$ 2.974, ou seja, enquanto no final do exercício de 2006 o município devia (em milhares de reais) R$ 11.743 e possuía um saldo financeiro disponível de R$ 5.599, resultando num débito acumulado de R$ 6.144, no final do exercício de 2008, o município apresentava um saldo financeiro disponível da ordem de R$ 11.863 contra um débito total acumulado de R$ 8.957. Desta forma o resultado primário foi de R$ 4.467, e um resultado nominal de R$ 3.607.
No que tange ao comportamento entre receita e despesa do exercício de 2008, ao analisarmos o balanço orçamentário - anexo 12 - constatamos uma receita total arrecadada de R$ 65.467, contra uma despesa empenhada de R$ 62.062, o que resultou num superávit orçamentário de R$ 3.404.
II - Memória e
Metodologia de Cálculos:
(Art. 4º, § 2º, II, da Lei Complementar 101/2000)
Para o exercício de 2009, de acordo com a Lei nº 2.864/2008 (art. 1º) o orçamento fiscal do Município de Nova Venécia estima a receita e fixa a despesa em R$ 62.266.000,00 já deduzidas as retenções do FUNDEB.
Eis o quadro da receita municipal descrito no art. 2º da Lei orçamentária para o exercício de 2009:
| DESDOBRAMENTO | VALOR (R$) | 
| 1 - RECEITAS CORRENTES | 63.893.000,00 | 
| 1.1 - Receita Tributária | 2.754.000,00 | 
| 1.2 - Receitas de Contribuições | 1.100.500,00 | 
| 1.3 - Receita Patrimonial | 924.000,00 | 
| 1.4 - Receita de Serviços | 1.000,00 | 
| 1.5 - Transferências Correntes | 58.443.500,00 | 
| 1.6 - Outras Receitas Correntes | 670.000,00 | 
| 2 - RECEITAS DE CAPITAL | 4.981.000,00 | 
| 2.1 - Operações de Crédito | 1.000,00 | 
| 2.2 - Alienação de Bens | 280.000,00 | 
| 2.3- Transferências de Capital | 4.700.000,00 | 
| SUB-TOTAL | 68.874.000,00 | 
| 3 - DEDUÇÃO PARA O FUNDEB | 6.608.000,00 | 
| TOTAL GERAL | 62.266.000,00 | 
Significa dizer que, dependendo do comportamento da economia no decorrer deste exercício e mantida a média da taxa anual de incremento da receita própria e de transferências constitucionais em média de 10%, considerando, ainda, o possível crescimento na arrecadação do ICMS e do ISSQN (este em razão de aperfeiçoamentos na arrecadação) é viável a realização das metas fiscais acima discriminadas.
Pelos fatos expostos, para 2010, estão sendo previstas as seguintes metas fiscais: Receita Orçamentária Líquida: R$ 77.840.918,00; Receita Fiscal Total: R$ 77.840918,00; Despesa Orçamentária; R$ 77.840.918,00; Despesa Fiscal Total: R$ 76.604.000,00; Resultado Primário: R$ 1.237.000,00; Resultado Nominal: R$ 2.000.000,00; e Estoque da Dívida Consolidada: R$ 6.552.000,00. As metas pretendidas são perfeitamente realizáveis.
Às receitas vinculadas, inclusive aquelas decorrentes de transferências voluntárias da União e do Estado não se aplicaram as taxas de incremento calculadas nesta peça. Poderão ser realizadas ou não, cabendo à Administração os ajustes que se fizerem necessários durante a execução orçamentária.
As despesas da Administração Direta serão fixadas de acordo com a execução da receita pública em cada exercício, almejando alcançar o equilíbrio orçamentário e financeiro, recuperando a capacidade de investimento.
III - Evolução do Patrimônio
Líquido:
(Art. 4º, § 2º, III, da Lei Complementar 101/2000)
No decorrer dos exercícios de 2005 a 2008 a evolução do patrimônio líquido apresenta o seguinte crescimento:
| PATRIMÔNIO LÍQUIDO | 2005 R$ | 2006 R$ | 2007 R$ | 2008 R$ | 
| Patrimônio Líquido | 3.288.569,68 | 11.097.990,53 | 17.403.040,35 | 22.337.815,89 | 
| Reserva | - | - | - | - | 
| Resultado Acumulado | 7.809.420,85 | 6.305.049,82 | 4.934.775,54 | 9.198.894,15 | 
| TOTAL | 11.097.990,53 | 17.403.040,35 | 22.337.815,89 | 31.536.710,04 | 
IV - AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO
FINANCEIRA ATUARIAL
(Art. 4º, § 2º, IV (“a” e “b” da Lei Complementar
101/2000)
Em virtude do Município estar vinculado ao Regime Geral de Previdência, que é gerido pelo Governo Federal por meio do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, obedecendo ao que dispõe a Lei Federal, nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, e também por não possuir outros fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial, não acompanha a presente Lei o quadro de avaliação da situação financeira atuarial.
V - Aplicação e origem
dos recursos obtidos com a alienação de ativos:
| DESCRIÇÃO | 2006 R$ | 2007 R$ | 2008 R$ | TOTAL | 
| Receitas de Capital | 3.085.956,53 | 1.371.068,64 | 3.221.840,41 | 7.678.865,58 | 
| Alienação de Ativos | 133.900,00 | 231.951,21 | 285.776,82 | 651.628,03 | 
| Despesas de Capital | 4.980.694,35 | 5.096.293,15 | 8.927.659,96 | 19.004.647,46 | 
VI - ANEXO DE RISCOS
FISCAIS
ANEXO DE RISCOS FISCAIS (art. 4º, §3º, da Lei Complementar 101/2001
| DESCRIÇÃO | 2011 - R$ | 2012 -R$ | 2013-R$ | 
| Riscos Fiscais | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 
| TOTAL | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 
Em virtude da legislação em vigor não apresentar nenhuma situação que configure risco fiscal futuro, não há perspectiva de riscos fiscais para o triênio 2011 a 2013.