LEI Nº 3.755, DE 19 DE SETEMBRO DE 2023

 

NOVA REDAÇÃO AO ANEXO I – ANEXO DE METAS FISCAIS DA LEI Nº 3.671, DE 30 DE SETEMBRO DE 2022, QUE DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO PARA O EXERCÍCIO DE 2023

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA-ES, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo art. 44 da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal de Nova Venécia-ES aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

 

Art. 1º O Anexo I - Anexo de Metas Fiscais da Lei nº 3.671, de 30 de setembro de 2022, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício de 2023, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

ANEXO I

ANEXO DE METAS FISCAIS

 

A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (LRF), estabelece, em seu art. 4º, §§1º e 2º, que integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO o Anexo de Metas Fiscais – AMF.

 

Em cumprimento a essa determinação legal, o referido anexo inclui os seguintes demonstrativos:

 

1) DEMONSTRATIVO I - METAS ANUAIS (LRF, ART. 4º, § 1º): estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas à receita, despesa, resultado nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

 

2) DEMONSTRATIVO II - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO I): compara as metas fixadas e resultado obtido no exercício financeiro do segundo ano anterior ao ano de referência da LDO, incluindo análise dos fatores determinantes para o alcance ou não dos valores estabelecidos como metas.

 

3) DEMONSTRATIVO III - METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO II): estabelece as metas anuais, instruídas com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparadas com as metas fiscais fixadas nos três exercícios anteriores, com valores demonstrados a preços correntes e constantes.

 

4) DEMONSTRATIVO IV - METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III): contém demonstrativos da evolução do patrimônio líquido dos últimos três exercícios anteriores ao ano de edição da respectiva lei de diretrizes orçamentárias.

 

5) DEMONSTRATIVO V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE BENS ATIVOS (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III): estabelece a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, sendo vedada a aplicação de receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesas correntes, salvo se destinada por lei ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS ou ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

 

6) DEMONSTRATIVO VII - ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA ATIVOS (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V): a renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração da alíquota ou modificação de base de cálculo que implique na redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

 

7) DEMONSTRATIVO VIII - MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V): a renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração da alíquota ou modificação de base de cálculo que implique na redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

Os conceitos adotados na composição dos índices e valores do Anexo de Metas Fiscais tiveram como base a Portaria STN nº 1.447, de 14 de junho de 2022, e suas alterações, que aprova a 13ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF, aplicado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, conforme a seguir:

Receita Total: registra os valores estimados de receita total, exceto a receita extraordinária.

Receitas Primárias: correspondem ao total das receitas orçamentárias deduzidas as operações de crédito, as provenientes de rendimentos de aplicação financeiras e as receitas de alienação de bens. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

Despesa Total: registra os valores fixados de despesa total paga, exceto a despesa extraordinária.

Despesas Primárias: correspondem ao total das despesas orçamentárias deduzidas as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

Resultado Primário: é o resultado da diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias. Representa a economia fiscal que o governo se disporá a alcançar, o esforço do gestor com o objetivo de amortizar a dívida pública.

Resultado Nominal: representa a variação da Dívida Consolidada Líquida – DCL em dado período e pode ser obtido a partir do resultado primário por meio da soma da conta de juros (juros ativos menos juros passivos).

Dívida Pública Consolidada: corresponde ao montante total apurado: das obrigações financeiras, inclusive as decorrentes de emissão de títulos, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados; das obrigações financeiras, assumidas em virtude da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a doze meses, ou que, embora de prazo inferior a doze meses, tenham constado como receitas no orçamento; dos precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos.

Dívida Consolidada Líquida – DCL: corresponde à dívida pública consolidada, deduzidos os valores que compreendem o ativo disponível e os haveres financeiros, líquidos dos restos a pagar processados.

Valores a Preços Correntes: identifica os valores das metas fiscais tomando como base o cenário macroeconômico, de forma que os valores apresentados sejam claramente fundamentados, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

Valores a Preços Constantes: identifica os valores a preços constantes, que equivalem aos valores correntes abstraídos da variação do poder aquisitivo da moeda, ou seja, expurgando os índices de inflação ou deflação aplicados no cálculo do valor corrente, trazendo os valores das metas anuais para valores praticados no ano anterior ao ano de referência da LDO, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício orçamentário a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

 

1) DEMONSTRATIVO I: METAS ANUAIS (LRF, ART. 4º, § 1º) Parâmetros aplicados para estabelecer as metas anuais

 

Seguem abaixo os parâmetros macroeconômicos adotados inicialmente para estabelecer as metas anuais na LDO 2023, utilizados no cálculo dos índices e dos valores correntes e constantes para os exercícios de 2023, 2024 e 2025. No entanto, nos meses de janeiro a julho de 2023, através de apuração do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO e prestação de contas mensal foi apurado o valor de R$ 130.191.156,88 (cento e trinta milhões, cento e noventa e um mil, cento e cinquenta e seis reais e oitenta e oito centavos), que corresponde a valor inferior ao estipulado na meta de arrecadação para o mesmo período que foi de R$ 183.508.042,72 (cento e oitenta e três milhões, quinhentos e oito mil, quarenta e dois reais e setenta e dois centavos). A partir deste foi utilizado como os valores de R$ 130.191.156,88 (cento e trinta milhões, cento e noventa e um mil, cento e cinquenta e seis reais e oitenta e oito centavos), que equivale a uma arrecadação mensal apurada de R$ 18.598.736,70 (dezoito milhões, quinhentos e noventa e oito mil, setecentos e trinta e seis reais e setenta centavos) e receita anual atualizada prevista de R$ 220.000.000,00 (duzentos e vinte milhões de reais), como planilha que segue:

 

ÍNDICES

ANOS

2023

2024

2025

IPCA (%)*

3,50

3,50

3,50

Crescimento do PIB Nacional/BACEN (%)*

2,50

2,50

2,50

Crescimento do PIB Estadual (%)**

2,50

2,50

2,50

Câmbio (R$/U$$ - média)*

4,40

4,40

4,40

 

* Fonte: Banco Central do Brasil/expectativas de mercado/projeções do dia 04/03/2022.

** parâmetros estabelecidos pela SEFAZ

 

METAS ANUAIS (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 1 (LRF, ART. 4º, § 1º), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

2023

2024

2025

Valor corrente

(a)

Valor constante

% PIB (a/PIB)x100

% RCL (a/RCL)x100

Valor corrente

(b)

Valor constante

% PIB (b/PIB)x100

% RCL (b/RCL)x100

Valor corrente

(c)

Valor constante

% PIB (c/PIB)x100

% RCL (c/RCL)x100

Receita Total

220.000.000,00

212.560.386,47

1,257

144,523

184.703.570,00

172.422.758,99

1,055

118,957

190.429.380,00

171.756.370,87

1,088

120,239

Receitas Primárias (I)

219.999.995,00

212.560.381,64

1,257

144,523

184.703.570,00

172.422.758,99

1,055

118,957

190.429.380,00

171.756.370,87

1,088

120,239

Receitas Primárias Correntes

146.617.341,00

141.659.266,67

0,837

96,316

178.193.646,08

166.345.675,35

1,018

114,764

183.593.959,89

165.591.214,26

1,049

115,923

Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

19.569.513,00

18.907.742,03

0,112

12,856

14.345.579,00

13.391.751,50

0,082

9,239

14.345.579,00

12.938.888,88

0,082

9,058

Contribuições

4.494.574,00

4.342.583,58

0,026

2,953

4.620.003,15

4.312.822,38

0,026

2,975

4.851.003,31

4.375.326,56

0,028

3,063

Transferências Correntes

117.299.690,00

113.333.033,82

0,670

77,057

158.668.264,72

148.118.522,92

0,906

102,189

163.809.588,41

147.746.846,73

0,936

103,431

Demais Receitas Primárias Correntes

5.253.564,00

5.075.907,25

0,030

3,451

559.799,21

522.578,55

0,003

0,361

587.789,17

530.152,10

0,003

0,371

Receitas Primárias de Capital

73.382.654,00

70.901.114,98

0,419

48,207

6.509.923,92

6.077.083,64

0,037

4,193

6.835.420,11

6.165.156,61

0,039

4,316

Despesa Total

220.000.000,00

212.560.386,47

1,257

144,523

184.703.570,00

172.422.758,99

1,055

118,957

190.429.380,00

171.756.370,87

1,088

120,239

Despesas Primárias (II)

219.999.995,00

212.560.381,64

1,257

144,523

184.703.570,00

172.422.758,99

1,055

118,957

190.429.380,00

171.756.370,87

1,088

120,239

Despesas Primárias Correntes

195.507.392,48

188.896.031,38

1,117

128,433

171.745.230,54

160.326.010,45

0,981

110,611

176.823.123,56

159.484.308,51

1,010

111,648

Pessoal e Encargos Sociais

99.003.162,00

95.655.228,99

0,566

65,037

90.725.942,59

84.693.638,21

0,518

58,431

95.262.239,72

85.921.072,55

0,544

60,150

Outras Despesas Correntes

96.504.230,48

93.240.802,40

0,551

63,396

81.019.287,95

75.632.372,24

0,463

52,180

81.560.883,84

73.563.235,95

0,466

51,499

Despesas Primárias de Capital

24.492.602,52

23.664.350,26

0,140

16,090

12.958.339,46

12.096.748,54

0,074

8,346

13.606.256,44

12.272.062,36

0,078

8,591

Pagamento de Restos a Pagar de Despesas Primárias

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Resultado Primário (III) = (I – II)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Juros, Encargos e Variações Monetárias Ativos (IV)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Juros, Encargos e Variações Monetárias Passivos (V)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Resultado Nominal - (VI) = (III + (IV - V))

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Dívida Pública Consolidada

10.314.830,00

9.966.019,32

0,059

6,776

10.687.190,00

9.976.606,22

0,061

6,883

11.018.500,00

9.938.054,58

0,063

6,957

Dívida Consolidada Líquida

-37.193.820,00

-35.936.057,97

-0,212

-24,433

-38.536.520,00

-35.974.253,77

-0,220

-24,819

-39.731.150,00

-35.835.216,89

-0,227

-25,087

Receitas Primárias Advindas de PPP (VII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Despesas Primárias Advindas de PPP (VIII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Impacto do Saldo das PPP (IX) = (VII - VIII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

 

Nota: O cálculo das metas foi realizado considerando-se o seguinte cenário macroeconômico:

 

VARIÁVEIS

2023

2024

2025

PIB real (crescimento % anual)

2,50

2,50

2,50

Taxa real de juro implícito sobre a dívida líquida do governo (média % anual)

4,50

4,50

4,50

Câmbio (R$/U$$ - final do ano)

4,40

4,40

4,40

Inflação Média (% anual) projetada com base em índice oficial de inflação

3,50

3,50

3,50

Projeção do PIB do Estado - R$ 1,00

17.506.976.000,00

17.506.976.000,00

17.506.976.000,00

Receita Corrente Líquida - RCL

152.225.330,40

155.269.837,01

158.375.233,75

 

Metodologia de Cálculo dos Valores Constantes:

 

2023

2024

2025

Valor corrente/1,0350

Valor corrente/1,0712

Valor corrente/1,1087

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas, Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento

 


Receitas Primárias (I) =

Receita Total

 

Receita Patrimonial (-)

 

Alienação de Bens (-)

 

Operações de Crédito Amortização de Empréstimos

Despesas Primárias (II) =

Despesa Total

 

Juros e Encargos da Dívida (-)

 

Amortização da Dívida e Aquisição de Títulos de Capital Já Integralizado (-)

Resultado Primário (III) =

Receitas Primárias (I)

 

Despesas Primárias (II) (–)

Resultado Nominal =

Saldo da Dívida Fiscal de Determinado Ano

 

Saldo da Dívida Fiscal do Ano Anterior (–)

Dívida Consolidada Líquida (DCL) =

Dívida Pública Consolidada

 

Ativo Disponível (–)

 

Haveres Financeiros (–)

 

Restos a Pagar Processados (+)

Dívida Fiscal Líquida =

Dívida Consolidada Líquida

 

Receitas de Privatizações (+)

 

Passivos Reconhecidos (–)

Valores a Preços Correntes =

Reajuste pelo IPCA

Índice para Deflação de Preços Correntes

Ano Base 2022 = 1,00000

Ano 2023 = 1 + IPCA 2023/100

Ano 2024 = ((1 + (IPCA 2023/100)) * ((1 + (IPCA 2024/100))

Ano 2025 = ((1 + (IPCA 2023/100)) * ((1 + (IPCA 2024/100)) * ((1 + (IPCA 2025/100))

Valores a preços constantes

Ano 2022 Valor corrente

Ano 2023 Valor corrente/Índice para inflação

Ano 2024 Valor corrente/Índice para inflação

Ano 2025 Valor corrente/Índice para inflação

 

Memória e Metodologia de Cálculo das Metas Anuais de Resultado Primário

 

Os valores que constituem o cenário utilizado basearam-se em dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

As receitas para os exercícios de 2023 a 2025 foram estimadas considerando o Relatório Resumido de Execução Orçamentária dos três primeiros bimestres de 2023. Foram também ponderadas as circunstâncias de ordem conjuntural (cenário econômico) e específicas que afetam o desempenho de cada fonte de receita.

Os saldos da Dívida Pública Contratual foram projetados com base no fechamento do último exercício, 31 de dezembro de 2022, seguindo a periodicidade e as condições de pagamentos prefixados contratualmente dos contratos.

O cálculo da Meta de Resultado Nominal, que indica a variação da dívida fiscal líquida entre o exercício corrente e o anterior, é resultado da composição da dívida pública consolidada, deduzidas as receitas de ativo disponível, haveres financeiros e passivos reconhecidos, acrescidas dos valores de restos a pagar e as receitas de privatizações.

Os valores da coluna “% PIB” são calculados mediante a aplicação do cálculo dos valores correntes divididos pelo PIB Estadual, multiplicados por 100.

 

2) DEMONSTRATIVO II: AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO I)

 

O resultado primário é obtido a partir das receitas primárias, subtraídas das despesas primárias, cuja metodologia de cálculo consiste em deduzir da receita total as receitas de rendimentos financeiros, operações de crédito e alienação de bens, e da despesa total deduz-se o pagamento de juros, encargos e amortizações da dívida, conforme demonstrativo a seguir.

 

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO 2023

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 2 (LRF, ART. 4º, § 2º, I), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

Metas previstas em 2021 (a)

% PIB

% RCL

Metas realizadas em 2021 (b)

% PIB

% RCL

Variação

Valor (c) = (b-a)

% (c/a)x100

Receita Total

166.062.000,00

0,949

122,034

177.521.400,48

1,014

130,455

11.459.400,48

6,901

Receitas Primárias (I)

165.495.529,35

0,945

121,617

175.867.474,46

1,005

129,239

10.371.945,11

6,267

Despesa Total

174.249.673,18

0,995

128,051

154.225.935,21

0,881

113,336

-20.023.737,97

-11,491

Despesas Primárias (II)

186.675.378,45

1,066

137,182

147.696.434,80

0,844

108,537

-38.978.943,65

-20,881

Resultado Primário (III) = (I–II)

-21.179.849,10

-0,121

-15,564

28.171.039,66

0,161

20,702

49.350.888,76

-233,009

Resultado Nominal

-21.179.849,10

-0,121

-15,564

29.740.640,07

0,170

21,855

50.920.489,17

-240,419

Dívida Pública Consolidada

4.779.060,00

0,027

3,512

14.349.535,26

0,082

10,545

9.570.475,26

200,258

Dívida Consolidada Líquida

12.974.540,00

0,074

9,535

-43.214.701,12

-0,247

-31,757

-56.189.241,12

-433,073

 

Nota: PIB estadual previsto e realizado para 2021.

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

Previsão do PIB Estadual para 2021

17.506.976.000,00

Valor efetivo (realizado) do PIB Estadual para 2021

17.506.976.000,00

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Pública; Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

A meta de Resultado Nominal representa a variação da Dívida Fiscal Líquida de um período (um ano) em relação ao imediatamente anterior. No exercício de 2021, a meta prevista na LDO para o resultado nominal foi nula, pois conforme entendimento do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF aplicado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, quando o Resultado Nominal apresentar valor negativo, deverá ser representado por zero.

 

3) DEMONSTRATIVO III: METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO II)

 

A elaboração dos cálculos de projeção das metas fiscais dos exercícios de 2023, 2024 e 2025, teve como base os sete primeiros meses de 2023, ou seja, de janeiro a julho.

 


METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 3 (LRF, ART. 4º, § 2º, II), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CORRENTES

2020

2021

%

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

Receita Total

171.611.000,00

166.062.000,00

-3,23

178.689.700,00

0,66

220.000.000,00

23,12

184.703.570,00

-16,04

190.429.380,00

3,10

Receitas Primárias (I)

0,00

165.495.529,35

0,00

176.104.999,00

0,14

219.999.995,00

24,93

184.703.570,00

-16,04

190.429.380,00

3,10

Despesa Total

180.037.024,81

174.249.673,18

-3,21

218.389.700,00

41,60

220.000.000,00

0,74

184.703.570,00

-16,04

190.429.380,00

3,10

Despesas Primárias (II)

0,00

186.675.378,45

0,00

214.559.700,00

45,27

219.999.995,00

2,54

184.703.570,00

-16,04

190.429.380,00

3,10

Resultado Primário (III) = (I-II)

0,00

-21.179.849,10

0,00

-38.454.701,00

-236,50

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Resultado Nominal

0,00

-21.179.849,10

0,00

-38.454.701,00

-229,30

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Dívida Pública Consolidada

14.440.314,87

4.779.060,00

-66,91

4.079.060,00

-71,57

10.314.830,00

152,87

10.687.190,00

3,61

11.018.500,00

3,10

Dívida Consolidada Líquida

13.568.920,93

12.974.540,00

-4,38

14.295.920,00

-133,08

-37.193.820,00

-360,17

-38.536.520,00

3,61

-39.731.150,00

3,10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CONSTANTES

2020

2021

%

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

Receita Total

180.298.806,88

170.213.550,00

0,92

178.689.700,00

-1,80

212.560.386,47

18,95

172.422.758,99

-18,88

171.756.370,87

-0,39

Receitas Primárias (I)

0,00

169.632.917,58

0,00

176.104.999,00

-2,31

212.560.381,64

20,70

172.422.758,99

-18,88

171.756.370,87

-0,39

Despesa Total

189.151.399,19

178.605.915,01

-16,43

218.389.700,00

38,15

212.560.386,47

-2,67

172.422.758,99

-18,88

171.756.370,87

-0,39

Despesas Primárias (II)

0,00

191.342.262,91

0,00

214.559.700,00

41,73

212.560.381,64

-0,93

172.422.758,99

-18,88

171.756.370,87

-0,39

Resultado Primário (III) = (I-II)

0,00

-21.709.345,33

0,00

-38.454.701,00

-233,18

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Resultado Nominal

0,00

-21.709.345,33

0,00

-38.454.701,00

-226,15

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Dívida Pública Consolidada

15.171.355,81

4.898.536,50

-3,05

4.079.060,00

-72,27

9.966.019,32

144,32

9.976.606,22

0,11

9.938.054,58

-0,39

Dívida Consolidada Líquida

14.255.847,55

13.298.903,50

-410,71

14.295.920,00

-132,27

-35.936.057,97

-351,37

-35.974.253,77

0,11

-35.835.216,89

-0,39

 

Metodologia de cálculo dos valores constantes:

 

INDICES DE INFLAÇÃO

2020

2021

2022*

2023*

2024

2025

2,00

2,50

2,50

3,50

3,50

3,50

 

* Inflação média (% anual) projetada com base no IPCA, divulgado pelo IBGE.

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas; Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 


4) DEMONSTRATIVO IV: EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III)

 

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 4 (LRF, ART. 4º, § 2º, III), em R$ 1.000,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2021

%

2020

%

2019

%

Patrimônio/capital

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Reservas

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Resultado Acumulado

292.565,38

100,00

262.114,76

100,00

243.880,47

100,00

TOTAL

292.565,38

100,00

262.114,76

100,00

243.880,47

100,00

 

REGIME PREVIDENCIÁRIO

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2021

%

2020

%

2019

%

Patrimônio

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Reservas

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Lucros ou prejuízos acumulados

-

0,00

-

0,00

-

0,00

TOTAL

-

0,00

-

0,00

-

0,00

 

Fonte: Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas; Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

5) DEMONSTRATIVO V: ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III)

 

ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 5 (LRF, ART. 4º, § 2º, III), em R$ 1,00

(em R$ 1,00)

RECEITAS REALIZADAS

2021

(a)

2020

(b)

2019

(c)

RECEITAS DE CAPITAL - ALIENAÇÃO DE ATIVOS (I)

21.425,29

85.179,56

252.156,27

Alienação de bens móveis

0,00

0,00

0,00

Alienação de bens imóveis

13.013,95

83.770,89

243.621,68

Alienação de bens intangíveis

0,00

0,00

0,00

Rendimentos de aplicações financeiras

8.411,34

1.408,67

8.534,59

DESPESAS EXECUTADAS

2021

(a)

2020

(b)

2019

(c)

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS (II)

23.482.202,33

27.288.702,62

21.722.202,34

DESPESAS DE CAPITAL

9.149.745,72

14.446.786,49

10.479.533,93

Investimentos

7.499.285,03

13.693.865,27

9.808.536,66

Inversões financeiras

0,00

0,00

0,00

Amortização da dívida

1.650.460,69

380.489,86

670.997,27

DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA

14.332.456,61

12.841.916,13

11.242.668,41

Regime Geral de Previdência Social

14.332.456,61

12.841.916,13

11.242.668,41

Regime próprio de previdência dos servidores

0,00

0,00

0,00

SALDO FINANCEIRO

2021

(g) = ((Ia-IId)+IIIh)

2020

(h) = ((Ib-IIe)+IIIi)

2019

(i) = (Ic-IIf)

VALOR (III)

-71.877.868,32

-48.417.091,28

-21.213.568,22

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas; Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento

 

6) DEMONSTRATIVO VII: ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

 

ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 7 (LRF, ART. 4º, § 2º, V), em R$ 1,00

TRIBUTO

MODALI-DADE

SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO

RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA

COMPEN-SAÇÃO

2023

2024

2025

IMPOSTOS: IPTU, ISSQN, ITBI, IPVA, Taxa de Coleta de Lixo, Resíduos Sólidos, contribuição para o custeio de iluminação pública e multas, juros e correção monetária

Descontos/anistia/isenção e outros benefícios previstos em lei

Secretaria de Finanças/Departamento de Tributação

600.000,00

700.000,00

800.000,00

Expectativa de maior arrecadação devido à redução dos impostos das multas, juros e correção monetária.

TOTAL

600.000,00

700.000,00

800.000,00

 

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas; Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

7) DEMONSTRATIVO VIII: MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

 

A estimativa da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado é uma exigência introduzida pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, assegurando que não haverá criação de despesa classificada como obrigatória de caráter continuado, sem a devida fonte de financiamento responsável por sua cobertura.

 

MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LDO 2023)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS – AMF: DEMONSTRATIVO 8 (LRF, ART. 4º, § 2º, V), em R$ 1,00

EVENTOS

VALOR PREVISTO PARA 2023

Aumento permanente da receita

-

(-) Transferências constitucionais

-

(-) Transferências ao FUNDEB

-

Saldo final do aumento permanente de receita (I)

-

Redução permanente de despesa (II)

 

Margem bruta (III) = (I+II)

-

Saldo utilizado da margem bruta (IV)

-

Novas DOCC

 

Novas DOCC geradas por PPP

 

Margem líquida de expansão de DOCC (V) = (III-IV)

-

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas, Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento

 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Gabinete do Prefeito de Nova Venécia, Estado do Espírito Santo, em 19 de setembro de 2023; 69º de Emancipação Política; 17ª Legislatura.

 

ANDRÉ WILER SILVA FAGUNDES

Prefeito

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Nova Venécia.