LEI N° 3.781 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023

 

INSERE DISPOSITIVO QUE ESPECIFICA E ALTERA O ANEXO I DA LEI Nº 3.758, DE 9 DE OUTUBRO DE 2023, QUE DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO PARA O EXERCÍCIO DE 2024.

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo art. 44 da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal de Nova Venécia APROVOU e eu SANCIONO a seguinte Lei:

 

Art. 1º O Anexo I - Anexo de Metas Fiscais da Lei nº 3.758, de 9 de outubro de 2023, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício de 2024, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

ANEXO I - ANEXO DE METAS FISCAIS

 

A Lei Complementar Federal n° 101, de 4 de maio de 2000 (LRF), estabelece, em seu artigo 4º, §§1º e 2º, que integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO o Anexo de Metas Fiscais – AMF. Em cumprimento a essa determinação legal, o referido anexo inclui os seguintes demonstrativos:

 

DEMONSTRATIVO I: METAS ANUAIS (LRF, ART. 4º, § 1º): estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas à receita, despesa, resultado nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

 

DEMONSTRATIVO II: AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO I): compara as metas fixadas e resultado obtido no exercício financeiro do segundo ano anterior ao ano de referência da LDO, incluindo análise dos fatores determinantes para o alcance ou não dos valores estabelecidos como metas.

 

DEMONSTRATIVO III: METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO II): estabelece as metas Anuais, instruídas com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparadas com as metas fiscais fixadas nos três exercícios anteriores, com valores demonstrados a preços correntes e constantes.

 

DEMONSTRATIVO IV: EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III): contém demonstrativos da evolução do Patrimônio Líquido dos últimos três exercícios anteriores ao ano de edição da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

DEMONSTRATIVO V: ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE BENS ATIVOS (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO III): estabelece a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, sendo vedada a aplicação de receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesas correntes, salvo se destinada por lei ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 

DEMONSTRATIVO VII: ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA ATIVOS (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V): renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração da alíquota ou modificação de base de cálculo que implique na redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

 

DEMONSTRATIVO VIII: MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V): estabelece a margem de expansão das despesas de caráter continuado acompanhado de análise técnica.

 

Os conceitos adotados na composição dos índices e valores do Anexo de Metas Fiscais tiveram como base a Portaria STN nº 1.447, de 14 de junho de 2022, e suas alterações, que aprova a 13ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF, aplicado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, conforme a seguir:

 

Receita Total: registra os valores estimados de Receita Total, exceto a receita extraordinária.

 

Receitas Primárias: correspondem ao total das receitas orçamentárias deduzidas as operações de crédito, as provenientes de rendimentos de aplicação financeiras e as receitas de alienação de bens. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

 

Despesa Total: registra os valores fixados de Despesa Total Paga, exceto a despesa extraordinária.

 

Despesas Primárias: correspondem ao total das despesas orçamentárias deduzidas as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

 

Resultado Primário: é o resultado da diferença entre as receitas Primárias e as Despesas Primárias. Representa a economia fiscal que o governo se disporá a alcançar, o esforço do gestor com o objetivo de amortizar a dívida pública.

 

Resultado Nominal: representa a variação da Dívida Consolidada Líquida (DCL) em dado período e pode ser obtido a partir do resultado primário por meio da soma da conta de juros (juros ativos menos juros passivos).

 

Dívida Pública Consolidada: corresponde ao montante total apurado: das obrigações financeiras, inclusive as decorrentes de emissão de títulos, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados; das obrigações financeiras, assumidas em virtude da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a doze meses, ou que, embora de prazo inferior a doze meses, tenham constado como receitas no orçamento; dos precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos.

 

Dívida Consolidada Líquida (DCL): corresponde à dívida pública consolidada, deduzidos os valores que compreendem o ativo disponível e os haveres financeiros, líquidos dos Restos a Pagar Processados.

 

Valores a Preços Correntes: identifica os valores das metas fiscais tomando como base o cenário macroeconômico, de forma que os valores apresentados sejam claramente fundamentados, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

 

Valores a Preços Constantes: identifica os valores a preços constantes, que equivalem aos valores correntes abstraídos da variação do poder aquisitivo da moeda, ou seja, expurgando os índices de inflação ou deflação aplicados no cálculo do valor corrente, trazendo os valores das metas anuais para valores praticados no ano anterior ao ano de referência da LDO, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício orçamentário a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

 

DEMONSTRATIVO I: METAS ANUAIS (LRF, ART. 4º, § 1º)

Parâmetros aplicados para estabelecer as metas anuais

 

Seguem abaixo os parâmetros macroeconômicos adotados inicialmente para estabelecer as metas anuais na LDO 2024, utilizados no cálculo dos índices e dos valores correntes e constantes para os exercícios de 2024, 2025 e 2026. No entanto, para o exercício de 2024 a revisão se faz necessária tendo em vista os valores apurados quando da conclusão de elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA/2024, a fim de compatibilizar a LDO e LOA. Para os exercícios de 2025 e 2026 mantêm-se os parâmetros ora vigentes, os quais são: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA em 4,11% em 2024, 3,90% em 2025 e 4,00% em 2026, o Produto Interno Bruto – PIB Nacional, conforme expectativa do Banco Central do Brasil, em 1,47% para 2024, 1,70% para 2025 e 1,80% para 2026, o Crescimento do PIB Estadual estimado em 1,47% para 2024, 1,70% para 2025 e 1,80% para 2026, e a taxa de câmbio em R$ 5,30 para 2024, R$ 5,30 para 2025 e R$ 5,40 para 2026, conforme a seguir:

 

ÍNDICES

ANOS

2024

2025

2026

IPCA (%)*

4,11

3,90

4,00

Crescimento do PIB Nacional/BACEN (%)*

1,47

1,70

1,80

Crescimento do PIB Estadual (%)**

1,47

1,70

1,80

Câmbio (R$/U$$ - média)*

5,30

5,30

5,40

 

* Fonte: Banco Central do Brasil/expectativas de mercado/projeções do dia 17/03/2022.

** parâmetros estabelecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ.

 

METAS ANUAIS (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 1 (LRF, ART. 4º, § 1º), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

2024

2025

2026

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% PIB (a / PIB) X 100

% RCL (a / RCL) X 100

Valor Corrente (b)

Valor Constante

% PIB (b / PIB) X 100

% RCL (b / RCL) X 100

Valor Corrente (c)

Valor Constante

% PIB (c / PIB) X 100

% RCL (c / RCL) X 100

Receita Total

263.355.100,00

252.909.920,29

0,144

117,816

294.151.182,33

271.619.778,47

0,158

126,654

295.153.021,73

261.408.804,76

0,156

122,197

Receitas Primárias (I)

259.030.940,67

248.757.265,60

0,142

115,882

292.279.146,21

269.891.136,64

0,157

125,848

293.780.426,48

260.193.135,40

0,155

121,629

Receitas Primárias Correntes

219.638.242,84

210.926.959,42

0,120

98,259

220.370.014,88

203.490.103,79

0,119

94,886

221.120.565,53

195.840.321,76

0,117

91,547

Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

19.002.014,00

18.248.356,86

0,010

8,501

20.684.975,24

19.100.546,69

0,011

8,906

20.755.425,49

18.382.501,86

0,011

8,593

ESPECIFICAÇÃO

2024

2025

2026

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% PIB (a / PIB) X 100

% RCL (a / RCL) X 100

Valor Corrente (b)

Valor Constante

% PIB (b / PIB) X 100

% RCL (b / RCL) X 100

Valor Corrente (c)

Valor Constante

% PIB (c / PIB) X 100

% RCL (c / RCL) X 100

Contribuições

5.020.100,00

4.820.992,99

0,003

2,246

4.750.764,72

4.386.865,46

0,003

2,046

4.766.945,18

4.221.950,48

0,003

1,974

Transferências Correntes

193.616.019,84

185.936.828,81

0,106

86,617

193.613.012,23

178.782.635,08

0,104

83,365

194.272.432,14

172.061.678,33

0,103

80,431

Demais Receitas Primárias Correntes

2.000.109,00

1.920.780,76

0,001

0,895

1.321.262,69

1.220.056,56

0,001

0,569

1.325.762,72

1.174.191,09

0,001

0,549

Receitas Primárias de Capital

39.392.697,83

37.830.306,19

0,022

17,623

71.909.131,33

66.401.032,85

0,039

30,962

72.659.860,95

64.352.813,65

0,038

30,082

Despesa Total

263.355.100,00

252.909.920,29

0,144

117,816

294.151.182,33

271.619.778,47

0,158

126,654

295.153.021,73

261.408.804,76

0,156

122,197

Despesas Primárias (II)

260.455.100,00

250.124.939,98

0,143

116,519

292.777.082,33

270.350.931,83

0,158

126,062

293.774.241,73

260.187.657,74

0,155

121,627

ESPECIFICAÇÃO

2024

2025

2026

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% PIB (a / PIB) X 100

% RCL (a / RCL) X 100

Valor Corrente (b)

Valor Constante

% PIB (b / PIB) X 100

% RCL (b / RCL) X 100

Valor Corrente (c)

Valor Constante

% PIB (c / PIB) X 100

% RCL (c / RCL) X 100

Despesas Primárias Correntes

198.158.837,14

190.299.469,07

0,109

88,650

176.828.979,50

163.284.226,36

0,095

76,138

177.431.235,24

157.145.899,64

0,094

73,459

Pessoal e Encargos Sociais

106.711.777,26

102.479.378,91

0,058

47,739

71.814.166,56

66.313.342,20

0,039

30,921

72.058.755,96

63.820.431,71

0,038

29,833

Outras Despesas Correntes

91.447.059,88

87.820.090,16

0,050

40,910

105.014.812,94

96.970.884,16

0,057

45,217

105.372.479,28

93.325.467,93

0,056

43,626

Despesas Primárias de Capital

62.296.262,86

59.825.470,91

0,034

27,869

115.948.102,83

107.066.705,48

0,062

49,924

116.343.006,49

103.041.758,10

0,062

48,168

Pagamento de Restos a Pagar de Despesas Primárias

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Resultado Primário (III) = (I – II)

-1.424.159,33

-1.367.674,38

-0,001

-0,637

-497.936,12

-459.795,19

0,000

-0,214

6.184,75

5.477,66

0,000

0,003

ESPECIFICAÇÃO

2024

2025

2026

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% PIB (a / PIB) X 100

% RCL (a / RCL) X 100

Valor Corrente (b)

Valor Constante

% PIB (b / PIB) X 100

% RCL (b / RCL) X 100

Valor Corrente (c)

Valor Constante

% PIB (c / PIB) X 100

% RCL (c / RCL) X 100

Juros, Encargos e Variações Monetárias Ativos (IV)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Juros, Encargos e Variações Monetárias Passivos (V)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Resultado Nominal - (VI) = (III + (IV - V))

-1.424.159,33

-1.367.674,38

-0,001

-0,637

-497.936,12

-459.795,19

0,000

-0,214

6.184,75

5.477,66

0,000

0,003

Dívida Pública Consolidada

10.687.190,00

10.263.315,09

0,006

4,781

11.018.500,00

10.174.504,50

0,006

4,744

11.459.240,00

10.149.129,47

0,006

4,744

Dívida Consolidada Líquida

-38.536.520,00

-37.008.086,05

-0,021

-17,240

-39.731.150,00

-36.687.821,81

-0,021

-17,107

-41.320.396,00

-36.596.323,04

-0,022

-17,107

ESPECIFICAÇÃO

2024

2025

2026

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% PIB (a / PIB) X 100

% RCL (a / RCL) X 100

Valor Corrente (b)

Valor Constante

% PIB (b / PIB) X 100

% RCL (b / RCL) X 100

Valor Corrente (c)

Valor Constante

% PIB (c / PIB) X 100

% RCL (c / RCL) X 100

Receitas Primárias Advindas de PPP (VII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Despesas Primárias Advindas de PPP (VIII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

Impacto do Saldo das PPP (IX) = (VII - VIII)

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

0,00

0,00

0,000

0,000

VARIÁVEIS

2024

2025

2026

PIB real (crescimento % anual)

1,47

1,70

1,80

Taxa real de juro implícito sobre a dívida líquida do Governo (média % anual)

7,20

7,43

7,65

Câmbio (R$/U$$ - Final do Ano)

5,30

5,30

5,40

Inflação Média (% anual) projetada com base em índice oficial de inflação

4,13

4,00

4,26

Projeção do PIB do Estado - R$ 1,00

182.631.955.000,00

185.736.698.000,00

189.079.959.000,00

Receita Corrente Líquida - RCL

223.530.349,19

232.248.032,81

241.537.954,12

Metodologia de Cálculo dos Valores Constantes:

2024

2025

2026

Valor Corrente/1,0413

Valor Corrente/1,0830

Valor Corrente/1,1291

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 


Receitas Primárias (I) =

Receita Total

 

Receita Patrimonial (-)

 

Alienação de Bens (-)

 

Operações de Crédito Amortização de Empréstimos

Despesas Primárias (II) =

Despesa Total

 

Juros e Encargos da Dívida (-)

 

Amortização da Dívida e Aquisição de Títulos de Capital Já Integralizado (-)

Resultado Primário (III) =

Receitas Primárias (I)

 

Despesas Primárias (II) (–)

Resultado Nominal =

Saldo da Dívida Fiscal de Determinado Ano

 

Saldo da Dívida Fiscal do Ano Anterior (–)

Dívida Consolidada Líquida (DCL) =

Dívida Pública Consolidada

 

Ativo Disponível (–)

 

Haveres Financeiros (–)

 

Restos a Pagar Processados (+)

Dívida Fiscal Líquida =

Dívida Consolidada Líquida

 

Receitas de Privatizações (+)

 

Passivos Reconhecidos (–)

Valores a Preços Correntes =

Reajuste pelo IPCA

Índice para Deflação de Preços Correntes

 

Ano Base 2023 = 1,00000

 

Ano 2024 = 1 + IPCA 2024/100

 

Ano 2025 = ((1 + (IPCA 2024/100)) * ((1 + (IPCA 2025/100))

 

Ano 2026 = ((1 + (IPCA 2024/100)) * ((1 + (IPCA 2025/100)) * ((1 + (IPCA 2026/100))

Valores a preços constantes

 

Ano 2023 Valor corrente

 

Ano 2024 Valor corrente/Índice para inflação

 

Ano 2025 Valor corrente/Índice para inflação

 

Ano 2026 Valor corrente/Índice para inflação

 

Memória e Metodologia de Cálculo das Metas Anuais de Resultado Primário

 

Os valores para o exercício de 2024 que constituem o cenário utilizado basearam-se na Lei Orçamentária Anual – LOA do referido exercício.

 

As receitas para os exercícios de 2025 e 2026 foram estimadas considerando o comportamento da arrecadação do exercício de 2022. Foram também ponderadas as circunstâncias de ordem conjuntural (cenário econômico) e específicas que afetam o desempenho de cada fonte de receita.

 

Os saldos da Dívida Pública Contratual foram projetados com base no fechamento do último exercício, 31 de dezembro de 2022, seguindo a periodicidade e as condições de pagamentos prefixados contratualmente dos contratos.

 

O cálculo da Meta de Resultado Nominal, que indica a variação da dívida fiscal líquida entre o exercício corrente e o anterior, é resultado da composição da dívida pública consolidada, deduzidas as receitas de ativo disponível, haveres financeiros e passivos reconhecidos, acrescidas dos valores de restos a pagar e as receitas de privatizações.

 

Os valores da coluna “% PIB” são calculados mediante a aplicação do cálculo dos valores correntes divididos pelo PIB Estadual, multiplicados por 100.

 

DEMONSTRATIVO II: AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO I)

 

O resultado primário é obtido a partir das receitas primárias, subtraídas das despesas primárias, cuja metodologia de cálculo consiste em deduzir da receita total as receitas de rendimentos financeiros, operações de crédito e alienação de bens, e da despesa total deduz-se o pagamento de juros, encargos e amortizações da dívida.

 


AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 2 (LRF, ART. 4º, § 2º, I), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

Metas Previstas em 2022 (a)

% PIB

% RCL

Metas Realizadas em 2022 (b)

% PIB

% RCL

Variação

Valor

%

(c) = (b-a)

(c/a)x100

Receita Total

178.689,700,00

0,121

83,225

217.919.940,25

0,122

101,497

39.230.240,25

21,954

Receitas Primárias (I)

150.435.629,59

0,102

70.066

211.219.163,67

0,118

98,376

60.783.534,08

40,405

Despesa Total

178.689.700,00

0,121

83,225

217.919.940,25

0,122

101,497

39.230.240,25

21,954

Despesas Primárias (II)

160.822.550,00

0,109

74,904

197.946.732,06

0,111

92,194

37.124.182,06

23,084

Resultado Primário (III) = (I–II)

-10.386.920,41

-0,007

-4,838

13.272.431,61

0,007

6,182

23.659.352,02

-227,780

Resultado Nominal

-10.386.920,41

-0,007

-4,838

19.876.137,59

0,011

9,257

30.263.058,00

-291,357

ESPECIFICAÇÃO

Metas Previstas em 2022 (a)

% PIB

% RCL

Metas Realizadas em 2022 (b)

% PIB

% RCL

Variação

Valor

%

(c) = (b-a)

(c/a)x100

Dívida Pública Consolidada

4.079.060,00

0,003

1,900

13.057.994,25

0,007

6,082

8.978.934,25

220,123

Dívida Consolidada Líquida

14.295.920,00

0,010

6.658

-54.830.977,61

-0,031

-25,538

-69.126.897,61

- 483,543

Receita Total

178.689.700,00

0,121

83,225

217.919.940,25

0,122

101,497

39.230.240,25

21,954

Nota: PIB estadual previsto e realizado para 2022.

 

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

Previsão do PIB Estadual para 2022

147.261.260.000,00

Valor efetivo (realizado) do PIB Estadual para 2022

178.416.097.000,00

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

DEMONSTRATIVO III: METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO II)

 

A elaboração dos cálculos de projeção das metas fiscais para o exercício de 2024 baseou-se pela Lei Orçamentária Anual – LOA/2024, e, para os exercícios de 2025 e 2026, teve como base a receita arrecadada de 2022.

 

METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 3 (LRF, ART. 4º, § 2º, II), em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CORRENTES

2021

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

2026

%

Receita Total

155.755.740,00

178.689.700,00

14,72

312.562.565,00

43,43

263.355.100,00

-15,74

294.151.182,33

11,69

295.153.021,73

0,34

Receitas Primárias (I)

152.556.240,00

150.435.629,59

-1,39

306.058.989,00

44,90

259.030.940,67

-15,37

292.279.146,21

12,84

293.780.426,48

0,51

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CORRENTES

2021

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

2026

%

Despesa Total

155.755.740,00

178.689.700,00

14,72

312.562.565,00

43,43

263.355.100,00

-15,74

294.151.182,33

11,69

295.153.021,73

0,34

Despesas Primárias (II)

155.009.690,00

160.822.550,00

3,75

309.462.565,00

56,34

260.455.100,00

-15,84

292.777.082,33

12,41

293.774.241,73

0,34

Resultado Primário (III) = (I-II)

-2.453.450,00

-10.386.920,41

323,36

-3.403.576,00

-125,64

-1.424.159,33

-58,16

-497.936,12

-65,04

6.184,75

-101,24

Resultado Nominal

-2.453.450,00

-10.386.920,41

323,36

-3.403.576,00

-117,12

-1.424.159,33

-58,16

-497.936,12

-65,04

6.184,75

-101,24

Dívida Pública Consolidada

4.779.060,00

4.079.060,00

-14,65

10.314.830,00

-21,01

10.687.190,00

3,61

11.018.500,00

3,10

11.459.240,00

4,00

Dívida Consolidada Líquida

-11.674.180,00

14.295.920,00

-222,46

-37.193.820,00

-32,17

-38.536.520,00

3,61

-39.731.150,00

3,10

-41.320.396,00

4,00

 

VALORES A PREÇOS CONSTANTES

ESPECIFICAÇÃO

2021

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

2026

%

Receita Total

172.600.770,01

187.177.460,75

32,25

312.562.565,00

36,93

252.909.920,29

-19,09

271.619.778,47

7,40

261.408.804,76

-3,76

Receitas Primárias (I)

169.055.243,12

157.581.322,00

30,88

306.058.989,00

38,33

248.757.265,60

-18,72

269.891.136,64

8,50

260.193.135,40

-3,59

Despesa Total

172.600.770,01

187.177.460,75

32,25

312.562.565,00

36,93

252.909.920,29

-19,09

271.619.778,47

7,40

261.408.804,76

-3,76

Despesas Primárias (II)

171.774.034,48

168.461.621,13

20,71

309.462.565,00

49,25

250.124.939,98

-19,18

270.350.931,83

8,09

260.187.657,74

-3,76

Resultado Primário (III) = (I-II)

-2.718.791,35

-10.880.299,13

-611,36

-3.403.576,00

-124,48

-1.367.674,38

-59,82

-459.795,19

-66,38

5.477,66

-101,19

Resultado Nominal

-2.718.791,35

-10.880.299,13

-865,79

-3.403.576,00

-116,35

-1.367.674,38

-59,82

-459.795,19

-66,38

5.477,66

-101,19

 

VALORES A PREÇOS CONSTANTES

ESPECIFICAÇÃO

2021

2022

%

2023

%

2024

%

2025

%

2026

%

Dívida Pública Consolidada

5.295.916,77

4.272.815,35

158,28

10.314.830,00

-24,59

10.263.315,09

-0,50

10.174.504,50

-0,86

10.149.129,47

-0,25

Dívida Consolidada Líquida

-12.936.746,07

14.974.976,20

343,97

-37.193.820,00

-35,24

-37.008.086,05

-0,50

-36.687.821,81

-0,86

-36.596.323,04

-0,25

Metodologia de Cálculo dos Valores Constantes:

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

2021

2022

2023

2024

2025

2026

10,06

5,79

4,75

4,13

4,00

4,26

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

DADOS IMPORTANTES:

 

IPCA 2021 = 3,50

IPCA 2022 = 3,61

IPCA 2023 = 3,51

IPCA 2024 = 4,11

IPCA 2025 = 3,90

IPCA 2026 = 4,00


DEMONSTRATIVO IV: EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO III)

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 4 (LRF, ART. 4º, § 2º, III), em R$ 1,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2022

%

2021

%

2020

%

Patrimônio/capital

0,00

0,000

0,00

0,000

0,00

0,000

Reservas

0,00

0,000

0,00

0,000

0,00

0,000

Resultado Acumulado

323.602.664,33

100,000

292.565.380,91

100,000

262.114.763,50

100,000

TOTAL

323.602.664,33

100%

292.565.380,91

100%

262.114.763,50

100%

 

REGIME PREVIDENCIÁRIO

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2022

%

2021

%

2020

%

Patrimônio

-

0,00%

-

0,00%

-

0,00%

Reservas

-

0,00%

-

0,00%

-

0,00%

Lucros ou prejuízos acumulados

-

0,00%

-

0,00%

-

0,00%

TOTAL

-

0,00%

-

0,00%

-

0,00%

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

DEMONSTRATIVO V: ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO III)

ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 5 (LRF, ART. 4º, § 2º, III), em R$ 1,00

RECEITAS REALIZADAS

2022

(a)

2021

(b)

2020

(c)

RECEITAS DE CAPITAL - ALIENAÇÃO DE ATIVOS (I)

33.921,66

21.425,29

85.179,56

Alienação de bens móveis

0,00

0,00

0,00

Alienação de bens imóveis

0,00

13.013,95

83.770,89

Alienação de bens intangíveis

0,00

0,00

0,00

Rendimentos de aplicações financeiras

33.921,66

8.411,34

1.408,67

DESPESAS EXECUTADAS

2022

(d)

2021

(e)

2020

(f)

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS (II)

30.185.495,19

23.482.202,33

24.882,052,54

DESPESAS DE CAPITAL

12.537.745,44

9.149.745,72

12.040.136,41

Investimentos

11.118.437,31

7.499.285,03

11.659.646,55

Inversões financeiras

0,00

0,00

0,00

Amortização da dívida

1.419.308,13

1.650.460,69

380.489,86

DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA

17.647.749,75

14.332.456,61

12.841.916,13

Regime Geral de Previdência Social

17.647.749,75

14.332.456,61

12.841.916,13

Regime próprio de previdência dos servidores

0,00

0,00

0,00

SALDO FINANCEIRO

2022

(g) = ((Ia - IId) + IIIh)

2021

(h) = ((Ib - IIe) + IIIi)

2020

(i) = (Ic - IIf)

VALOR (III)

-78.409.223,55

-48.257.650,02

-24.796.872,98

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável:

Secretaria Municipal de Planejamento.

 

DEMONSTRATIVO VII: ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA (LDO 2024)

 

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 7 (LRF, ART. 4º, § 2º, V), em R$ 1,00

 

TRIBUTO

MODALIDADE

SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO

RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA

COMPENSAÇÃO

2024

2025

2026

IMPOSTOS: IPTU, ISSQN, ITBI, IPVA, Taxa de Coleta de Lixo, Resíduos Sólidos, contribuição para o custeio de iluminação pública e multas, juros e correção monetária

Descontos/anistia/isenção e outros benefícios previstos em lei

Secretaria de Finanças/Departamento de Tributação

600.000,00

700.000,00

 

 

 

 

 

 

800.000,00

 

 

 

Expectativa de maior arrecadação devido à redução dos impostos das multas, juros e correção monetária.

TOTAL

600.000,00

700.000,00

800.000,00

 

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas. Unidade responsável:

Secretaria Municipal de Planejamento.

 

DEMONSTRATIVO VIII: MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

 

A estimativa da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado é uma exigência introduzida pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, assegurando que não haverá criação de despesa classificada como obrigatória de caráter continuado, sem a devida fonte de financiamento responsável por sua cobertura.

 

MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LDO 2024)

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 8 (LRF, ART. 4º, § 2º, V), em R$ 1,00

EVENTOS

VALOR PREVISTO PARA 2024

Aumento permanente da receita

-

(-) Transferências constitucionais

-

(-) Transferências ao FUNDEB

-

Saldo final do aumento permanente de receita (I)

-

Redução permanente de despesa (II)

 

Margem bruta (III) = (I+II)

-

Saldo utilizado da margem bruta (IV)

-

Novas DOCC

 

Novas DOCC geradas por PPP

 

Margem líquida de expansão de DOCC (V) = (III-IV)

-

Fonte: Sistema de Administração de Finanças Públicas.

Unidade responsável: Secretaria Municipal de Planejamento.

 

Art. 2º Fica acrescentado inciso ao caput do art. 3º da Lei nº 3.758, de 9 de outubro de 2023, que dispõe sobre a lei de diretrizes orçamentárias para o exercício de 2024, e dá outras providências, vigorando com o seguinte texto:

 

Art. 3º ........................................................

....................................................................

 

XVIII - Construção de Quadra de Esportes coberta para o Assentamento Celestina, com estrutura de arquibancadas, cobertura e vestiários.

 

Art. 3º Fica acrescentado inciso ao caput art. 3º da Lei nº 3.758, de 9 de outubro de 2023, que dispõe sobre a lei de diretrizes orçamentárias para o exercício de 2024, e dá outras providências, vigorando com o seguinte texto:

 

Art. 3º ........................................................

...................................................................

 

XIX - Execução de programa previsto na Lei nº 3.751, de 16 de agosto de 2023, que dispõe controle populacional de animais e da promoção do bem-estar animal no âmbito do Município de Nova Venécia-ES.

 

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.

 

Nova Venécia, Estado do Espírito Santo, em 22 de dezembro de 2023; 69º de Emancipação Política; 17ª Legislatura.

 

ANDRÉ WILER SILVA FAGUNDES

PREFEITO

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Nova Venécia.