LEI Nº 3.606, DE 23 DE AGOSTO DE 2021

 

ALTERA OS ANEXOS I E II DA LEI Nº 3.578, DE 29 DE SETEMBRO DE 2020, QUE DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO PARA O EXERCÍCIO DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo art. 44 da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal de Nova Venécia aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

 

Art. 1º Os Anexos I e II da Lei nº 3.578, de 29 de setembro de 2020, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o exercício de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

ANEXO I – METAS FISCAIS

 

A Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (LRF), estabelece, em seu artigo 4º, §§ 1º e 2º, que integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o Anexo de Metas Fiscais (AMF). Em cumprimento a essa determinação legal, o referido anexo inclui os seguintes demonstrativos:

 

Demonstrativo I: Metas Anuais (LRF, art. 4º, § 1º)

 

Estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas à receita, despesa, resultado nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

 

Demonstrativo II: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior (LRF, art. 4º, § 2º, inciso I)

 

Compara as metas fixadas e resultado obtido no exercício financeiro do segundo ano anterior ao ano de referência da LDO, incluindo análise dos fatores determinantes para o alcance ou não dos valores estabelecidos como metas.

 

Demonstrativo III: Metas Fiscais Atuais comparadas com as Fixadas nos três Exercícios Anteriores (LRF, art. 4º, § 2º, inciso II)

 

Estabelece as metas anuais, instruídas com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparadas com as metas fiscais fixadas nos três exercícios anteriores, com valores demonstrados a preços correntes e constantes.

 

Demonstrativo IV: Metas Fiscais Atuais comparadas com as fixadas nos três exercícios anteriores (LRF, art. 4º, § 2º, inciso III)

 

Contém demonstrativos da evolução do Patrimônio Líquido dos últimos três exercícios anteriores ao ano de edição da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Demonstrativo V: Origem e Aplicação dos Recursos obtidos com a Alienação de Bens Ativos (LRF, art. 4º, § 2º, inciso III)

 

Estabelece a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, sendo vedada a aplicação de receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesas correntes, salvo se destinada por lei ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 

Demonstrativo VI: Estimativa da Compensação da Renúncia de Receita Ativos (LRF, art. 4º, § 2º, inciso V)

 

A renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração da alíquota ou modificação de base de cálculo que implique na redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

 

Demonstrativo VII: Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado (LRF, art. 4º, § 2º, inciso V)

 

A renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração da alíquota ou modificação de base de cálculo que implique na redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

 

Os conceitos adotados na composição dos índices e valores do Anexo de Metas Fiscais tiveram como base a Portaria STN n. 375, de 08 de julho de 2020, que aprova a 11ª edição do Manual de Demonstrações Fiscais (MDF) aplicado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme a seguir:

 

Receita Total: registra os valores estimados de Receita Total, exceto a receita extraordinária.

 

Receitas Primárias: correspondem ao total das receitas orçamentárias deduzidas as operações de crédito, as provenientes de rendimentos de aplicação financeiras e as receitas de alienação de bens. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

 

Despesa Total: registra os valores fixados de Despesa Total Paga, exceto a despesa extraordinária.

 

Despesas Primárias: correspondem ao total das despesas orçamentárias deduzidas as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa. O resultado dessa operação será utilizado para o cálculo do resultado primário.

 

Resultado Primário: é o resultado da diferença entre as receitas Primárias e as Despesas Primárias. Representa a economia fiscal que o governo se disporá a alcançar, o esforço do gestor com o objetivo de amortizar a dívida pública.

 

Resultado Nominal: representa a variação da Dívida Consolidada Líquida (DCL) em dado período e pode ser obtido a partir do resultado primário por meio da soma da conta de juros (juros ativos menos juros passivos).

 

Dívida Pública Consolidada: corresponde ao montante total apurado: das obrigações financeiras, inclusive as decorrentes de emissão de títulos, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados; das obrigações financeiras, assumidas em virtude da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a doze meses, ou que, embora de prazo inferior a doze meses, tenham constado como receitas no Orçamento; dos precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do Orçamento em que houverem sido incluídos.

 

Dívida Consolidada Líquida (DCL): corresponde à dívida pública consolidada, deduzidos os valores que compreendem o ativo disponível e os haveres financeiros, líquidos dos Restos a Pagar Processados.

 

Valores a Preços Correntes: identifica os valores das metas fiscais tomando como base o cenário macroeconômico, de forma que os valores apresentados sejam claramente fundamentados, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

 

Valores a Preços Constantes: identifica os valores a preços constantes, que equivalem aos valores correntes abstraídos da variação do poder aquisitivo da moeda, ou seja, expurgando os índices de inflação ou deflação aplicados no cálculo do valor corrente, trazendo os valores das metas anuais para valores praticados no ano anterior ao ano de referência da LDO, para os três exercícios orçamentários anteriores ao ano de referência da LDO, para o exercício orçamentário a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.

 

1) DEMONSTRATIVO I: METAS ANUAIS (LRF, ART. 4º, § 1º)

 

Parâmetros aplicados para estabelecer as Metas Anuais

 

Segue abaixo os parâmetros macroeconômicos adotados inicialmente para estabelecer as metas anuais na LDO 2021, utilizados no cálculo dos índices e dos valores correntes e constantes para os exercícios de 2021, 2022 e 2023, porém no segundo bimestre de 2021 através da apuração do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) foi apurado de janeiro a abril o valor de R$ 51.918.580,82, que corresponde a valor inferior ao estipulado na meta de arrecadação para o mesmo período que foi de R$ 55.353.971,84. A partir deste foi utilizado como referência os valores de R$ 51.918.580,82 que equivale a uma arrecadação mensal de R$ 12.979.645,21 e receita anual de R$ 155.755.742,50 para 2021 como segue planilha:

 

ÍNDICES

ANOS

2021

2022

2023

Inflação média (% anual) projetada com base em índice oficial de inflação

3,50

3,50

3,50

PIB - Nacional (crescimento ano)

2,50

2,50

2,50

Projeção do PIB do Estado - R$ 1,00

2,50

2,50

2,50

Câmbio (R$/U$$ - média)

4,80

4,50

4,40

* Fonte: Banco Central do Brasil/expectativas de mercado projeções do dia 03/04/2020.

 

METAS ANUAIS - 2021

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 1 (LRF, ART. 4º, § 1º)

(em R$ 1.000,00)

ESPECIFICAÇÃO

2021

2022

2023

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% RCL

(a/RCL) x 100

Valor Corrente

(b)

Valor Constante

% RCL

(b/RCL) x 100

Valor Corrente

(c)

Valor Constante

% RCL

(c/RCL) x 100

Receita Total

155.755,74

161.596,58

128,36

161.596,58

167.252,46

132,85

167.252,46

173.106,30

137,50

Receitas Primárias (I)

152.556,24

158.277,10

125,72

158.277,10

163.816,80

130,12

163.816,80

169.550,38

134,68

Despesa Total

135.755,74

140.846,58

111,88

140.846,58

145.776,21

115,79

145.776,21

150.878,38

119,85

Despesas Primárias (II)

155.009,69

160.822,55

127,74

160.822,55

166.451,34

132,22

166.451,34

172.277,14

136,84

Resultado Primário (III) = (I – II)

-2.453,45

-2.545,45

-2,02

-2.545,45

-2.634,54

-2,09

-2.634,54

-2.726,75

-2,17

ESPECIFICAÇÃO

2021

2022

2023

Valor Corrente

(a)

Valor Constante

% RCL

(a/RCL) x 100

Valor Corrente

(b)

Valor Constante

% RCL

(b/RCL) x 100

Valor Corrente

(c)

Valor Constante

% RCL

(c/RCL) x 100

Resultado Nominal

0,00

0,00

-

0,00

0,00

-

0,00

0,00

-

Dívida Pública Consolidada

6,04

6,26

0,00

5,82

6,02

0,00

6,02

6,23

0,00

Dívida Consolidada Líquida

-11.674,18

-16.681,18

-13,25

-17.745,76

-18.366,87

-14,59

-18.366,87

-19.009,71

-15,10

Receitas Primárias advindas de PPP (IV)

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Despesas Primárias geradas por PPP (V)

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Impacto do saldo das PPP (VI) = (IV - V)

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00%

0,00

0,00

0,00

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.

 

OBSERVAÇÃO:

Receitas Primárias (I) =

 

Receita Total

 

Receita Patrimonial (-)

 

Alienação de Bens (-)

 

Operações de Crédito Amortização de Empréstimos

Despesas Primárias (II) =

 

Despesa Total

 

Juros e Encargos da Dívida (-)

 

Amortização da Dívida e Aquisição de Títulos de Capital Já Integralizado (-)

Resultado Primário (III) =

 

Receitas Primárias (I)

 

Despesas Primárias (II) (–)

Resultado Nominal =

 

Saldo da Dívida Fiscal de Determinado Ano

 

Saldo da Dívida Fiscal do Ano Anterior (-)

Dívida Consolidada Líquida (DCL) =

 

Dívida Pública Consolidada

 

Ativo Disponível (–)

 

Haveres Financeiros (–)

 

Restos a Pagar Processados (+)

Dívida Fiscal Líquida =

 

Dívida Consolidada Líquida

 

Receitas de Privatizações (+)

 

Passivos Reconhecidos (–)

Valores a Preços Correntes =

 

Reajuste pelo IPCA

Índice para Deflação de Preços Correntes

 

Ano Base 2020 = 1,00000

 

Ano 2021 = 1 + IPCA 2021/100

 

Ano 2022 = ((1 + (IPCA 2021/100)) * ((1 + (IPCA 2022/100))

 

Ano 2023 = ((1 + (IPCA 2021/100)) * ((1 + (IPCA 2022/100)) * ((1 + (IPCA 2023/100))

Valores a Preços Constantes

 

Ano 2020 Valor Corrente

 

Ano 2021 Valor Corrente/Índice para inflação

 

Ano 2022 Valor Corrente/Índice para inflação

 

Ano 2023 Valor Corrente/Índice para inflação

 

Memória e Metodologia de Cálculo das Metas Anuais de Resultado Primário

 

Os valores que constituem o cenário utilizado basearam-se em dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

 

As receitas para os exercícios de 2021 a 2023 foram estimadas considerando o Relatório Resumido de Execução Orçamentária dos 4 primeiros meses de 2021. Foram também ponderadas as circunstâncias de ordem conjuntural (cenário econômico) e específicas que afetam o desempenho de cada fonte de receita.

 

Os saldos da Dívida Pública Contratual foram projetados com base no fechamento do último exercício, 31 de dezembro de 2019, seguindo a periodicidade e as condições de pagamentos prefixados contratualmente dos contratos.

 

O cálculo da Meta de Resultado Nominal, que indica a variação da dívida fiscal líquida entre o exercício corrente e o anterior, é resultado da composição da dívida pública consolidada, deduzidas as receitas de ativo disponível, haveres financeiros e passivos reconhecidos, acrescidas dos valores de restos a pagar e as receitas de privatizações.

 

2) DEMONSTRATIVO II: AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO I)

 

O resultado primário é obtido a partir das receitas primárias, subtraídas das despesas primárias, cuja metodologia de cálculo consiste em deduzir da receita total as receitas de rendimentos financeiros, operações de crédito e alienação de bens, e da despesa total deduz-se o pagamento de juros, encargos e amortizações da dívida, conforme demonstrativo a seguir.

 

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO - 2021

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 2 (LRF, ART. 4º, § 2º, I) (em R$ 1.000,00)

ESPECIFICAÇÃO

Metas Previstas em 2019 (a)

% RCL

Metas Realizadas em 2019 (b)

RCL

Variação

Valor

%

(c) = (b-a)

(c/a)x100

Receita Total

138.721,50

110,19

141.211,00

112,17

2.489,50

101,79

Receitas Primárias (I)

135.351,10

107,51

140.168,93

111,34

4.817,83

103,56

Despesa Total

138.721,50

110,19

141.280,31

112,22

2.558,81

101,84

Despesas Primárias (II)

137.891,50

109,53

141.701,68

112,56

3.810,18

102,76

Resultado Primário (III) = (I–II)

-2.540,40

-2,02

-1.532,75

-1,22

1.007,65

60,33

ESPECIFICAÇÃO

Metas Previstas em 2019 (a)

% RCL

Metas Realizadas em 2019 (b)

% RCL

Variação

Valor

%

(c) = (b-a)

(c/a)x100

Resultado Nominal

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Dívida Pública Consolidada

6.291,81

5,00

6.150,06

4,89

-141,75

97,75

Dívida Consolidada Líquida

-15.144,59

-12,03

-10.108,93

-8,03

5.035,66

66,75

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.


 

A meta de Resultado Nominal representa a variação da Dívida Fiscal Líquida de um período (um ano) em relação ao imediatamente anterior. No exercício de 2019, a meta prevista na LDO para o resultado nominal foi nula, pois que conforme entendimento do Manual de Demonstrações Fiscais (MDF) aplicado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, quando o Resultado Nominal apresentar valor negativo, deverá ser representado por zero.

 

3) DEMONSTRATIVO III: METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO II)

 

A elaboração dos cálculos de projeção das metas fiscais dos exercícios de 2021, 2022 e 2023, teve como base os quatro primeiros meses de 2021 (RREO).


METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES - 2021

ANEXO DE METAS FISCAIS – DEMONSTRATIVO 3 (LRF, ART. 4º, § 2º, II)

(em R$ 1.000,00)

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CORRENTES

2018

%

2019

%

2020

%

2021

%

2022

%

2023

Receita Total

128.644,55

8,61

141.211,00

9,7

171.611,00

21,53

155.755,74

- 9,24

161.596,58

3,75

167.252,46

Receitas Primárias (I)

128.068,24

9,41

140.168,93

9,45

168.085,80

19,92

152.556,24

-9,24

158.277,10

3,75

163.816,80

Despesa Total

124.669,79

8,36

141.280,31

13,32

171.611,00

21,47

135.755,74

-20,89

140.846,58

3,75

145.776,21

Despesas Primárias (II)

122.665,60

9,71

141.701,68

15,52

170.789,00

20,53

155.009,69

-9,24

160.822,55

3,75

166.451,34

Resultado Primário (III) = (I-II)

5.402,64

3,03

-1.532,75

-128,37

-2.703,20

76,36

-2.453,45

-9,24

-2.545,45

3,75

-2.634,54

Resultado Nominal

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Dívida Pública Consolidada

6.291,81

-6,86

6.150,06

-2,25

5.479,06

-10,91

6,04

10,18

5,82

-3,61

6,02

Divida de Caixa

18.139,32

-18,18

16.258,99

-10,37

17.944,40

-10,37

16.084,28

-10,37

17.751,58

-10,37

18.372,89

Dívida Consolidada Líquida

-11.847,51

37,85

-10.108,93

-14,67

-11.674,18

15,48

-16.078,25

-10,37

-17.745,76

10,37

-18.366,87

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CONSTANTES

2018

%

2019

%

2020

%

2021

%

2022

%

2023

Receita Total

145.865,32

4,69

151.766,78

4,05

177.345,42

16,85

161.596,58

-8,88

167.252,46

3,50

173.106,30

Receitas Primárias (I)

145.211,87

5,46

150.646,81

3,74

173.702,43

15,20

158.277,10

-8,88

163.816,80

3,50

196.550,38

Despesa Total

141.358,49

4,45

151.841,27

7,42

177.345,42

16,80

140.846,58

-20,58

145.776,21

3,50

150.878,38

Despesas Primárias (II)

139.086,01

5,75

152.294,14

9,50

176.495,95

15,89

160.822,55

-8,88

166.451,34

3,50

172.277,14

Resultado Primário (III) = (I-II)

6.125,86

-0,70

-1.647,33

-126,89

-2.453,45

48,94

-2.545,45

3,75

-2.634,54

3,50

-2.726,75

Resultado Nominal

0,00

0,00

0,00

-

0,00

-

0,00

-

0,00

0,00

0,00

Dívida Pública Consolidada

7.134,05

-10,22

6.609,79

-7,35

5.479,06

-17,11

6,26

-99,89

6,02

-3,85

6,23

Divida de Caixa

19.136,98

13,91

17.474,38

8,69

16.286,51

6,80

16.687,44

-2,46

18.372,89

-10,10

19.015,94

Dívida Consolidada Líquida

-13.433,46

32,87

-10.864,59

-19,12

-10.807,45

-0,53

-16.681,18

-54,35

-18.366,87

10,11

-19.009,71

* Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.

 

DADOS IMPORTANTES:

IPCA 2018 = 3,75

IPCA 2021 = 3,50

IPCA 2019 = 5,50

IPCA 2022 = 3,50

IPCA 2020 = 4,00

IPCA 2023 = 3,50

Relatório de Resumido de Execução Orçamentária (RREO) – 2º Bimestre de 2021

Realizado no Período R$ 51.918.580,82

 

4) DEMONSTRATIVO IV: EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO III)

 

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO – 2021

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 4 (LRF, art. 4º § 2º, III)

(em R$ 1.000,00)

 

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2019

%

2018

%

2017

%

2016

%

 

Patrimônio/Capital

0,00

0,00

0,00

0,00

-

0,00

0,00

0,00

 

Reservas

0,00

0,00

0,00

0,00

-

0,00

0,00

0,00

 

Resultado Acumulado

241.013,75

100,00

246.540,48

100,00

236.597,66

100,00

225.531,16

100,00

 

TOTAL

241.013,75

100,00

246.540,48

100,00

236.597,66

100,00

225.531,16

100,00

 

REGIME PREVIDENCIÁRIO

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2019

 

2018

%

2017

%

2016

%

Patrimônio

-

0,00

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Reservas

-

0,00

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Lucros ou prejuízos acumulados

-

0,00

-

0,00

-

0,00

-

0,00

TOTAL

-

0,00

-

0,00

-

0,00

-

0,00

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.


5) DEMONSTRATIVO V: ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS (LRF, ART 4º, § 2º, INCISO III)

 

ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS – 2021

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 5 (LRF, ART. 4º, § 2º, III) (em R$ 1,00)

RECEITAS REALIZADAS

2019 (a)

2018 (b)

2017 (c)

2016 (d)

RECEITAS DE CAPITAL - ALIENAÇÃO DE ATIVOS (I)

290.317,12

291.8013,98

295.465,00

171.391,81

Alienação de Bens Móveis

0,00

143.750,00

1.300,00

0,00

Alienação de Bens Imóveis

243.621,68

113.865,42

278.451,10

170.643,63

Alienação de Bens Intangíveis

0,00

0,00

0,00

0,00

Rendimentos de Aplicações Financeiras

46.695,44

34.188,56

15.713,90

748,18

DESPESAS EXECUTADAS

2019 (e)

2018 (f)

2017 (g)

2016 (h)

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS (II)

68.786,09

34.803,11

171.511,62

64.009,47

DESPESAS DE CAPITAL

68.786,09

34.803,11

171.511,62

64.009,47

Investimentos

68.786,09

34.803,11

0,00

0,00

Inversões Financeiras

0,00

0,00

171.511,62

64.009,47

Amortização da Dívida

0,00

0,00

0,00

0,00

DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA

0,00

0,00

0,00

0,00

Regime Geral de Previdência Social

0,00

0,00

0,00

0,00

Regime Próprio de Previdência dos Servidores

0,00

0,00

0,00

0,00

SALDO FINANCEIRO

2019 (i)

(i) = ((Ia - IIe) + IIIj)

2018 (j)

(j) = ((Ib - IIf) + IIIk)

2017 (k)

(k) = ((Ic - IIg) + IIIl)

2016 (l)

(l) = (Id - II)

VALOR (III)

735.009,75

513.478,72

256.477,85

132.524,47

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.

 

6) DEMONSTRATIVO VI: ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

 

ESTIMATIVA DA COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA – 2021

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 6 (LRF, ART. 4º, § 2º, V) (em R$ 1,00)

TRIBUTO

MODALIDADE

SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO

RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA

COMPENSAÇÃO

2021

2022

2023

IMPOSTOS: IPTU, ISSQN, ITBI, IPVA, Taxa de Coleta de Lixo, Resíduos Sólidos, Contribuição para o custeio de iluminação Pública e Multas, Juros e Correção Monetária.

 

 

Desconto Previsto em Lei

Secretaria de Finanças

100.000,00

120.000,00

140.000,00

Expectativa de maior arrecadação devido à redução dos impostos das multas, juros e correção monetária

TOTAL

100.000,00

120.000,00

140.000,00

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.

 

7) DEMONSTRATIVO VII: MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, ART. 4º, § 2º, INCISO V)

 

A estimativa da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado é uma exigência introduzida pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, assegurando que não haverá criação de despesa classificada como obrigatória de caráter continuado, sem a devida fonte de financiamento responsável por sua cobertura.

 

MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO – 2021

 

ANEXO DE METAS FISCAIS - DEMONSTRATIVO 7 (LRF, ART. 4º, § 2º, V) (em R$ 1,00)

EVENTOS

Valor Previsto

2022

(-) Transferências Constitucionais

-

(-) Transferências ao FUNDEB

-

Saldo Final do Aumento Permanente de Receita (I)

-

Redução Permanente de Despesa (II)

-

Margem Bruta (III) = (I  + II)

-

Saldo Utilizado da Margem Bruta (IV)

-

Novas DOCC

-

Novas DOCC geradas por PPP

-

Margem Líquida de Expansão de DOCC (V) = (III - IV)

-

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.

 

ANEXO II - RISCOS FISCAIS

 

A Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (LRF), estabelece, em seu artigo 4º, § 3º, que integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o Anexo de Riscos Fiscais (ARF).

 

Os Riscos Fiscais são as possibilidades da ocorrência de eventos que venham a impactar negativamente as contas públicas, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

 

Os Passivos Contingentes correspondem aos riscos fiscais decorrentes de compromissos firmados pelo Governo em função de lei ou contrato e que dependem da ocorrência de um ou mais eventos futuros – que podem ou não ocorrer – para gerar compromissos de pagamento.

 

Os Riscos Fiscais são classificados em dois grupos: Riscos Orçamentários e Riscos Decorrentes da Gestão da Dívida.

 

Na categoria dos riscos orçamentários que dizem respeito à possibilidade das receitas e despesas previstas não se confirmarem, são pelo lado da receita, decorrentes da frustração de parte da arrecadação, motivado principalmente em função de desvios entre os parâmetros estimados e efetivos, como por exemplo, o nível de atividade econômica, a taxa de inflação e a taxa de câmbio.

 

A receita e a despesa podem apresentar diferenças decorrentes de desvios entre os parâmetros estimados e efetivos, podendo afetar principalmente as despesas com dívida pública, dado a variação da taxa de câmbio. Outra despesa importante é o gasto com pessoal e encargos, que basicamente são determinados por decisões associadas a planos de carreira e aumentos salariais. A possibilidade de o Poder Executivo realizar concurso público visando suprir as necessidades da administração para melhoria dos serviços prestados não deverá afetar as contas, já que as despesas decorrentes dos mesmos estão enquadradas na receita prevista.

 

Os Riscos Decorrentes da Gestão da Dívida referem-se a possíveis ocorrências externas à administração que, quando efetivadas resultam um aumento da dívida pública no ano de referência, principalmente a partir de dois tipos de eventos. O primeiro decorre de fatos como a variação da taxa de juros e de câmbio, e o outro são os passivos contingentes que representam dívidas que dependem de fatores imprevisíveis tais como resultados de julgamentos de processos judiciais.

 

RISCOS FISCAIS – 2021

 

ANEXO DE RISCOS FISCAIS (LRF, art. 4º, § 3º)

(em R$ 1.000,00)

PASSIVOS CONTINGENTES

PROVIDÊNCIAS

Descrição

Valor

Descrição

Valor

Demandas Judiciais

1.000.000,00

Abertura de crédito adicional a partir da redução de dotação de despesa

1.000.000,00

Outros Passivos Contingentes

30.000,00

Abertura de crédito adicional a partir da redução de dotação de despesa

30.000,00

Desastres Naturais

30.000,00

30.000,00

SUBTOTAL

1.030.000,00

SUBTOTAL

1.030.000,00

DEMAIS RISCOS FISCAIS PASSIVOS

PROVIDÊNCIAS

Descrição

Valor

Descrição

Valor

Frustração de Arrecadação

3.000.000,00

Abertura de crédito adicional a partir da redução de dotação de despesa

3.000.000,00

Outros Riscos Fiscais

30.000,00

Abertura de crédito adicional a partir da redução de dotação de despesa

30.000,00

Epidemias

30.000,00

30.000,00

SUBTOTAL

3.030.000,00

SUBTOTAL

3.030.000,00

TOTAL

4.060.000,00

TOTAL

4.060.000,00

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças.”

 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Gabinete do Prefeito de Nova Venécia, Estado do Espírito Santo, em 23 de agosto de 2021; 67° de Emancipação Política; 17ª Legislatura.

 

ANDRÉ WILER SILVA FAGUNDES

Prefeito

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Nova Venécia.